terça-feira, 31 de agosto de 2010

África do sul além da Copa

A África do Sul é um país que ficou em ascenção com a chegada da copa do mundo, toda a atenção voltada a ela. Porém antes de começar a contar sua trajetória até sediar uma Copa, respondemos a essa pergunta: Qual a tradição da África em relação ao futebol?
Na verdade, nenhuma! É um estado nação que não tem tradição em relação as disputas de copas do mundo e uma das explicações desta decisão de sedia-la justamente neste pais está na divulgação do esporte e em trazer união entre os povos para que torção por uma unica seleção e não continuar a ser marcado por divisões territoriais entre brancos e negros.
Entrando nesta questão, podemos dizer que o futebol só teve inicio na África do Sul na segunda metade do século XIX. Em 1879, foi criado seu primeiro clube, o Pietermaritzburg County, composto apenas por Europeus, teve sua primeira disputa contra os Britanicos.
Em 1882, foi fundada a Associação de Futebol de Natal, surgindo uma liga formada de quatro clubes, Pietermaritzburg County, Natal Wasps, Durban Alpha e Umgeni Stars. Em 1889, imigrantes holandeses fundaram a Associação Transvaal em Johanesburgo. A principal competição, a Transvaal Challenge Cup, teve como primeiros campeões o Wanderers Wasps em 1889 e o Rangers em 1890, 1892, 1893, 1894 e 1896. O Rangers existiu por mais de 100 anos, chegando a conquistar o título da primeira divisão sul-africana em 1986.
Uma equipe nacional da África do Sul ganhou pela primeira vez em 1897, quando o Corinthians foi ao pais. A Inglaterra foi o primeiro pais a ser visitado por eles. O segundo lugar foi Brasil, onde ganhou. Em seguida, Uruguai, Argentina, Portugal, Australia, entre outros. Sua ultima partida internacional foi em 1954, contra Israel.
Na Africa do Sul, o futebol ajudou a acabar com o apartheid. Em 1946, o Comite interracial do futebol organizou partidas em que todas comunidades participavam.
O futebol profissional surgiu na Africa do Sul em 1959, com a formação da Liga Nacional de futebol. A competição tinha 12 membros fundadores. Na primeira temporada houve cerca de 210 partidas com o apoio de muita gente comparecendo ao estadio.
Em 1971, foi criada a Liga Nacional de futebol profissional, que teve Orlando Pirates como o primeiro campeão. Hoje, a Liga é chamada de Premier Soccer League.
No dia 8 de dezembro de 1991, Foi fundada a South African Football Association que teve objetivo de libertar o pais da segregação racial.
Foi formada então a SAFA, com 4 diferentes instituições. A Africa teve sua primeira partida com Camarões.

Sedes para Copa: 13
Sedes para Copa do Mundo de Rugby em 1995: 4


Clique para ver Música Oficial da Copa do Mundo FIFA 2010
                        Abertura Copa do Mundo 2010 - Black Eyed Peas - I gotta feeling
                        Abertura Copa do Mundo 2010 - Shakira - Waka Waka
                        


Nenhum comentário:

Postar um comentário